terça-feira, março 07, 2006

As nossas fotografias

Lembro-me um dia de mudanças que andamos a tirar coisas das gavetas onde guardavas o teu passado e recordo-me de várias fotografias tuas antigas. Das tuas amigas, do teu falecido amigo que tanto admiravas, e outras mais. Mas nunca as do teu ex-namorado. Penso muitas vezes no destino que deste a essas fotografias. Imaginei o dia em que as nossas terão a mesma sorte. Ainda vi as nossa fotografias que estavam em passpartouts desaparecerem de cima dos moveis. Sou desse tempo ainda, mas creio que não estarei presente ou não estive presente para ver o destino das restantes nossas fotografias.

Imaginei o que poderá acontecer. Acabarão ou acabaram queimadas numa quente lareira de sala? Ou acabarão num canto da tua casa onde apenas se vai uma ou duas vezes por ano e dentro de uma velha caixa de sapatos? E daqui a muitos anos, ao vê-las, pensarás nesses momentos, os das fotos, como mais um poste de luz como os que se vêm a passar quando vistos de um comboio em movimento? Ou terás morrido e um dia, um parente teu, olhará para elas com o desprezo que olhamos hoje para as fotografais sépias e velhas?

Sim as nossas fotografias ainda foram tiradas antes da era digital e carregam com elas o peso de uma vida que podia ter sido nossa. O destino que lhas deres terá o seu simbolismo por mais simples que seja e poderás sempre pensar em nós a cada fotografia destruída ou apenas vê-las a arder em conjunto. Agora entendo muito bem a importância de se revelar as fotografias mesmo na era digital. Lembro que fazias questão. Muito me entristeceria que um mero e cruel "delete" apagasse para sempre as nossas fotografias.